Brasil Lidera Transição Verde com Nova Lei do Combustível do Futuro

O Presidente Lula sanciona nova lei que impulsiona biocombustíveis e tecnologias verdes, com destaque para diesel verde e combustível de aviação sustentável.

Nesta terça-feira (08/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei do Combustível do Futuro durante a Liderança Verde Brasil Expo, na Base Aérea de Brasília. A nova lei visa promover a mobilidade sustentável e consolidar o Brasil como líder global na transição energética. A GreenIO esteve presente no evento para acompanhar a sanção e conferir as novas tecnologias em biocombustíveis expostas na feira.

De forma geral, a norma estabelece programas para o uso de diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano. Assim, o objetivo é descarbonizar o setor de transportes e reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Além disso, a Lei do Combustível do Futuro também aumenta a mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel. Estas medidas terão impacto direto na redução de poluentes.

Lei do Combustível do Futuro e Programas de Biocombustíveis

Entre as principais iniciativas, está o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). O qual exige a redução gradual de emissões em voos domésticos a partir de 2027. Bem como, o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV) também entra em vigor. Com metas anuais de mistura ao diesel fóssil, e o incentivo ao biometano visa integrar ainda mais o gás natural renovável na matriz energética.

Captura de Carbono e Descarbonização

Primordialmente, a lei introduz um marco regulatório para a captura e estocagem de carbono, prevendo evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de CO2 até 2037. Com isso, o Brasil reforça seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a transição energética.

Feira Liderança Verde Brasil Expo

A Liderança Verde Brasil Expo reuniu grandes empresas do setor de biocombustíveis e transporte sustentável. Companhias aéreas como Azul, Latam e Gol expuseram suas aeronaves movidas a combustível sustentável de aviação (SAF).

Entre as montadoras presentes, estavam Mercedes-Benz, Toyota, Volvo, Renault e Volkswagen, que mostraram veículos como caminhões, tratores, escavadeiras e ônibus, todos equipados com tecnologias de baixa emissão. Ao todo, mais de 50 veículos estiveram em exposição, demonstrando o avanço da indústria brasileira em mobilidade sustentável.

A GreenIO esteve presente no evento, acompanhando de perto as novas tecnologias e gravando conteúdos exclusivos para nossas redes sociais diretamente da feira. Trazendo os destaques da transição energética para todos que estão por dentro dos nossos canais!

Fonte: Ministério de Minas e Energia