Brasil reforça abordagem integrada de combustíveis sustentáveis no Diálogo G20 para descarbonizar transportes

No Diálogo G20, o governo e o setor privado destacam a importância dos combustíveis sustentáveis. A fim de reduzir emissões no setor de transportes, uma prioridade da presidência brasileira.

O quarto Diálogo G20 – Transições Energéticas, realizado em 8 de outubro de 2024, em Brasília, destacou a importância dos combustíveis sustentáveis para descarbonizar o setor de transportes. Nesse sentido, o evento promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), faz parte da agenda de prioridades do Brasil durante sua presidência no G20. Alinhada com as metas globais de redução de emissões.

Em primeiro lugar, o ministro Alexandre Silveira ressaltou que os eventos do G20 são essenciais para fortalecer a colaboração entre os setores público e privado. Visando uma transição energética justa e inclusiva. Ele enfatizou a relevância dos combustíveis sustentáveis para o futuro do transporte, em especial com a sanção da Lei do Combustível do Futuro.

Desafios para descarbonizar o transporte

Bem como, representantes do MME, EPE e associações do setor destacaram o aumento das emissões no setor de transportes, impulsionado pelo crescimento econômico e pela expansão urbana. A descarbonização dessa área é vista como um dos principais desafios para o Brasil alcançar suas metas climáticas.

Parceria com o setor privado

De maneira geral, o evento contou com a participação de representantes do setor privado, universidades e sociedade civil, discutindo soluções para ampliar o uso de combustíveis sustentáveis. A coordenadora do GT Transições Energéticas do G20, Mariana Espécie, destacou o consenso alcançado entre os países do G20 sobre a importância dessa pauta.

Diálogo G20: seminários regionais

O Diálogo G20 faz parte de uma série de seminários regionais, organizados pelo MME, com o apoio de Itaipu Binacional e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esses eventos buscam engajar a sociedade nas discussões políticas e sociais sobre a transição energética. As edições anteriores ocorreram no Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Ministério de Minas e Energia