A empresa canadense, Deep Sky Labs será o primeiro centro global para inovação e comercialização de tecnologias de remoção de carbono, com potencial para gerar créditos de carbono de alta integridade.
A Deep Sky, empresa canadense especializada em projetos de remoção de carbono, anunciou a construção do Deep Sky Labs em Innisfail, Alberta. Antes de mais nada, este será o primeiro centro mundial dedicado à inovação e comercialização de tecnologias de remoção de carbono. Localizado a uma hora de Calgary, Innisfail se posiciona como um novo polo de energia limpa.
Em primeiro lugar, o Deep Sky Labs tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias de Captura Direta de Ar (DAC) e tornar o processo mais acessível e escalável. Além disso, o centro testará simultaneamente até 10 tecnologias diferentes em uma área de 5 acres. Nesse sentido, a previsão é que o laboratório comece a operar no inverno de 2024, com uma capacidade inicial de capturar 3.000 toneladas de CO2 por ano.
Tecnologia de Ponta para Remoção de Carbono
Entre as oito tecnologias já confirmadas para o projeto estão líderes da indústria, como Airhive, Avnos e Mission Zero. Bem como, essas tecnologias contarão com energia renovável e sistemas de armazenamento de carbono, permitindo uma análise completa do ciclo de vida e a geração de créditos de carbono verificados.
Esse ambiente tech-agnostic oferece vantagens significativas. Ele reduz riscos de operação e entrega, ao mesmo tempo que acelera o crescimento da indústria. Com o suporte de parceiros como a empresa de engenharia BBA, o centro está avançando rapidamente. Isso demonstra o compromisso do Canadá em liderar a remoção de carbono.
Impacto Econômico e Comunitário
Além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, o projeto gerará benefícios econômicos para a região. Cerca de 80 empregos serão criados durante a fase de construção e 15 para operações anuais. Ao longo de 10 anos, o Deep Sky Labs poderá injetar mais de US$ 110 milhões na economia de Innisfail.
Ademais, o apoio da comunidade também é forte. Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos moradores de Alberta apoia o uso de tecnologias de remoção de carbono para combater as mudanças climáticas. Além disso, 65% dos entrevistados querem aprender mais sobre o setor.
Pioneirismo Canadense na Remoção de Carbono
Em resumo, a Deep Sky é a primeira a criar um centro de DAC com essa abordagem inovadora no Canadá. O CO2 capturado será armazenado no Meadowbrook Carbon Storage Hub, em parceria com a Bison Low Carbon Ventures. Portanto, essa colaboração torna a Bison a primeira na América do Norte a apoiar um centro de DAC.
A empresa planeja expandir suas operações por todo o país, criando mais oportunidades de emprego e novos projetos comerciais. Com o avanço da regulamentação e a alta demanda por créditos de carbono, o Deep Sky Labs já está gerando grande expectativa no mercado.
Fonte: Deep Sky Labs