Chicago adota Energia Renovável para todos os prédios municipais

A iniciativa da cidade abastecerá cerca de 411 edifícios públicos de Chicago com energia limpa.

A cidade de Chicago começou 2025 com uma conquista para o seu desenvolvimento sustentável e para suas as metas de descarbonização. Desde 1º de janeiro, todos os 411 prédios municipais da cidade, incluindo aeroportos, bibliotecas, estações de bombeiros e a própria Prefeitura, agora funcionam 100% com energia renovável.

Primordialmente, o marco foi alcançado através de um contrato de compra de energia (Power Purchase Agreement – PPA) de cinco anos com a Constellation, assinado em agosto de 2022, segundo o Chicago Tribune. “Cada morador de Chicago interage com um prédio público. Ver isso realizado é emocionante,” disse Angela Tovar, diretora de sustentabilidade de Chicago.

Os prédios públicos de Chicago contaram com a força da Energia Solar

Em suma, a maior parte (70%) da demanda de 900.000 MWh é atendida pelo Double Black Diamond, uma fazenda solar de 4.100 acres em Illinois. Desenvolvida pela Swift Current Energy, é a maior fazenda solar a leste do Mississippi.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, um PPA permite que uma entidade compre energia limpa sem arcar com os custos de infraestrutura. Nesse sentido, a Constellation fornece os 30% restantes através de créditos de energia renovável (RECs), financiando projetos de energia limpa em todo o país.

“Nosso plano usa o poder de compra da cidade para gerar novas oportunidades,” destacou Tovar em entrevista à Grist.

Impacto Ambiental e Críticas aos RECs

A principio a transição deve reduzir as emissões de carbono em 290.000 toneladas métricas por ano, isto é equivalente a retirar 62.000 veículos das ruas.

Em contrapartida, conforme relatado pelo Chicago Tribune, os críticos argumentam que os RECs são um tipo de greenwashing que não contribui necessariamente para a geração local de energia limpa.

Jared Policicchio, vice-diretor de sustentabilidade, rebateu: “Nosso objetivo é eliminar a compra de RECs com o tempo.”

Chicago está investindo em treinamento para geração de empregos verdes

Em parceria com Constellation e Swift Current Energy, Chicago investe US$ 400.000 anuais em treinamento para empregos verdes.

Dessa maneira, a cidade planeja expandir a energia renovável para todos os edifícios até 2035. Esta meta pode fazer Chicago a maior cidade dos EUA a operar exclusivamente com energia limpa.

Atualmente, mais de 700 municípios nos EUA adotaram PPAs, gerando energia suficiente para abastecer 4 milhões de lares, segundo o World Resources Institute.

Fontes:

  • Chicago Tribune
  • Grist
  • American Cities Climate Challenge
  • World Resources Institute