Empresas Europeias Ocultam Danos à Biodiversidade

Estudo revela falta de transparência em relatórios de biodiversidade de empresas de energia na Europa.

Recentemente, um novo estudo apontou que grandes empresas de energia na Europa escondem quase metade dos danos que causam à biodiversidade. A pesquisa analisou 50 eventos relacionados a 30 empresas do setor e encontrou que 47% dos impactos não foram mencionados nos relatórios de sustentabilidade.

Os pesquisadores descobriram que omitiram-se 22 eventos importantes desses relatórios. Estes eventos incluíram desmatamento, destruição de habitats e a eletrocussão de pássaros. As empresas relataram apenas 23% dos eventos de forma clara, enquanto comunicaram muitos de maneira vaga.

Transparência em Risco: Ocultação de Danos Ambientais

A pesquisa, conduzida pela Universidade do País Basco, destacou que a legislação europeia exige a publicação de documentos sobre o meio ambiente, mas não especifica os detalhes. As empresas têm liberdade para decidir o que incluir, resultando em uma imagem suavizada da realidade.

Universidade do País Basco
Universidade do País Basco

Segundo Goizeder Blanco-Zaitegi, uma das autoras do estudo, as empresas frequentemente enfatizam seus esforços positivos, como o plantio de árvores, para desviar a atenção dos danos reais. Usa-se esse tipo de comunicação para minimizar a responsabilidade e melhorar a imagem corporativa.

A transparência varia conforme o tipo de evento. Eventos que afetam comunidades indígenas e a morte de pássaros por linhas de energia relatam-se com mais precisão. No entanto, impactos mais complexos, como a destruição de ecossistemas, ocultam-se frequentemente.

Além disso, a pesquisa aponta que, mesmo quando relatam-se os danos, a falta de detalhes sobre as medidas corretivas e compensatórias adotadas pelas empresas torna difícil avaliar a real extensão do impacto. Isso reflete uma necessidade urgente de normas mais rigorosas e de uma abordagem mais responsável e detalhada na comunicação dos impactos ambientais.

O estudo “Impression management of biodiversity reporting in the energy and utilities sectors: An assessment of transparency in the disclosure of negative events” foi publicado no Journal of Behavioral and Experimental Finance. A pesquisa sublinha a dificuldade das empresas em serem transparentes quando lidam com impactos ambientais complexos.