GWM Hydrogen e Minas Gerais promovem caminhões a hidrogênio

GWM Hydrogen e governo de Minas Gerais firmam acordo para caminhões movidos a hidrogênio verde.

A GWM Hydrogen, braço da GWM na China especializado em energia de hidrogênio, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para o desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde.

À primeira vista, o acordo foi oficializado no dia 6 de novembro em Xangai, pelo governador Romeu Zema, com a presença de executivos da GWM e representantes da Unifei.

Nesse sentido, o projeto visa o uso do hidrogênio verde, fornecido pela Unifei, nos caminhões da GWM. Além de promover um intercâmbio de conhecimento e de tecnologia. O diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil, Ricardo Bastos, destaca que “essa parceria fortalecerá a cadeia de mobilidade sustentável no Brasil e posicionará Minas Gerais como referência no uso de hidrogênio verde.”

Créditos: Aluísio Eduardo / Digital MG

Parceria em Mobilidade Sustentável

Inicialmente, com duração de 12 meses, renovável por mais cinco anos. O acordo também prevê a criação de infraestrutura de abastecimento para caminhões movidos a hidrogênio.

“Queremos tornar Minas Gerais um estado competitivo e atrativo para a produção de energias renováveis”, afirma o governador Romeu Zema. Segundo ele, o governo oferece incentivos tributários para fortalecer o setor.

Papel da Unifei na Iniciativa

Do mesmo modo, a Unifei fornecerá hidrogênio verde e atuará na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias associadas ao uso desse combustível sustentável. O reitor Edson Bortoni comenta que “o fato de a empresa trazer não apenas seus produtos, mas também sua tecnologia para Minas Gerais, é um diferencial para o desenvolvimento regional.”

Em suma, essa parceria é parte da estratégia de expansão global da GWM Hydrogen. A qual, além de veículos comerciais, desenvolve soluções de hidrogênio para transportes logístico, público e até marítimo.

GWM: Expansão do Hidrogênio Verde no Brasil

A GWM, reconhecida como a maior empresa automotiva privada da China. E tem forte presença mundial com centros de pesquisa e desenvolvimento em mais de 60 países.

Em agosto, executivos da GWM visitaram Belo Horizonte para explorar oportunidades de cooperação. Bem como, apresentou-se a tecnologia de veículos a hidrogênio ao governo de Minas Gerais. Consolidando a intenção de expandir o uso de hidrogênio verde no Brasil.

Fonte: GWM Hydrogen. MG GOV