O investimento em Combustível Sustentável de Aviação (SAF) impulsiona compromisso de sustentabilidade da equipe Mercedes-AMG rumo ao Net Zero
A Mercedes-AMG PETRONAS F1 se tornou a primeira equipe esportiva global a investir em Combustível Sustentável de Aviação (SAF). Esse investimento marca um passo importante na estratégia da equipe de reduzir suas emissões de carbono e alcançar o objetivo de ser Net Zero até 2030.
O que é o Combustível Sustentável de Aviação (SAF)?
Em primeiro lugar, o SAF é um combustível de aviação renovável ou derivado de resíduos, reconhecido pela Organização de Aviação Civil Internacional. Nesse sentido, ele tem o potencial de reduzir significativamente as emissões de carbono no setor de aviação. Tornando-se uma solução essencial para o futuro das viagens aéreas.
Por que a Mercedes-AMG está investindo em SAF?
Antes de mais nada, sabe-se que a aviação representa mais de 25% da pegada de carbono da Mercedes-AMG. Portanto, com esse investimento de milhões de dólares, a equipe visa reduzir em 50% as emissões de viagens aéreas de sua equipe de corrida até 2025. Assim, o uso de SAF permitirá economizar cerca de 18.500 toneladas de CO2 até 2025.
Ademais, a Mercedes-AMG PETRONAS F1 planeja usar o SAF em seus voos para locais de corridas e outras viagens de negócios, excluídos do limite de custos da Fórmula 1. Nesse sentido, o SAF tornara-se um componente essencial da estratégia de sustentabilidade da equipe, com o objetivo de transformar a maneira como a Fórmula 1 impacta o meio ambiente.
Redução de Emissões com Certificados SAF
A equipe também anunciou que quadruplicará a redução de suas emissões aéreas até o final de 2025. Ao adquirir certificados SAF, a Mercedes-AMG economizará 8.000 toneladas de CO2 em 2024 e 10.500 toneladas em 2025.
Toto Wolff, Diretor Executivo e CEO da equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1, destacou que o SAF tem o poder de revolucionar o setor de aviação. Ele acredita que a equipe pode ser um exemplo para outras indústrias ao adotar o SAF e incentivar o aumento de sua produção, disse:
“O Combustível Sustentável de Aviação tem o potencial de transformar a forma como viajamos e o impacto que temos no meio ambiente. Este é um tópico sobre o qual penso muito, tanto pessoal quanto profissionalmente. Eu viajo muito; a equipe viaja muito. Se precisamos voar, então precisamos encontrar uma maneira melhor de fazê-lo, e o SAF é a melhor solução disponível para a indústria da aviação neste momento. Nosso objetivo é estar na vanguarda da mudança, usando nossa plataforma global no automobilismo como um modelo para um futuro mais sustentável e diversificado.”
PETRONAS e o Apoio à Missão de Biocombustíveis
Além do SAF, a Mercedes-AMG PETRONAS F1 já adotou biocombustíveis HVO para transporte terrestre na Europa. Em 2023, a equipe economizou 339 toneladas de CO2 com essa mudança. Por fim, em 2024, a meta é alcançar uma logística 100% movida a biocombustíveis para todas as corridas na Europa.
Principais Pontos
- Primeira Equipe Global: A Mercedes-AMG PETRONAS F1 é a primeira equipe esportiva global a investir em SAF.
- Redução de Emissões: O investimento visa reduzir 50% das emissões de viagens aéreas até 2025, economizando 18.500 toneladas de CO2.
- Compromisso com SAF: SAF será usado para voos de Grandes Prêmios e outras viagens, excluídos do limite de custos da Fórmula 1.
- Certificados SAF: A equipe compromete-se a quadruplicar a redução de emissões aéreas até 2025, com 8.000 toneladas economizadas em 2024 e 10.500 toneladas em 2025.
- Modelo para Outras Indústrias: A equipe espera que sua adoção do SAF sirva como exemplo e incentive outras indústrias a seguir o mesmo caminho.
- Uso de Biocombustíveis HVO: A equipe economizou 339 toneladas de CO2 em 2023 com biocombustíveis e visa 100% de biocombustíveis para logística em 2024.
Fonte: Mercedes-AMG F1 Team