A Inovação da empresa sueca de energia Vattenfal reaproveita turbina em mini casa ecológica!
A empresa sueca de energia Vattenfall, em parceria com o estúdio de design Superuse, converteu uma antiga turbina eólica em uma mini casa sustentável. Apresentou-se o projeto na Dutch Design Week, realizada de 19 a 27 de outubro.
Em primeiro lugar, a construção utiliza o espaço do nacelle de uma turbina Vestas V80 2MW desativada, que operou por 20 anos na Áustria. A moradia disponibiliza cozinha, banheiro, sala de estar e instalações ecológicas, como painéis solares e aquecedor solar de água.
Reaproveitamento Circular na Energia Eólica
Primordialmente, esse projeto faz parte do compromisso da Vattenfall em desenvolver soluções de circularidade na transição energética.
Thomas Hjort , Diretor de Inovação da Vattenfall, disse: “Estamos buscando maneiras inovadoras nas quais você pode reutilizar materiais de turbinas usadas da forma mais completa possível. Então, fazer algo novo a partir delas com o mínimo de modificações possível. Isso economiza matéria-prima, consumo de energia e, dessa forma, garantimos que esses materiais sejam úteis por muitos anos após sua primeira vida útil.”
Em conformidade, a Blade-Made, spin-off do Superuse, e a Woodwave colaboraram no desenvolvimento, mostrando que é possível transformar turbinas antigas em moradias e outros usos inovadores.
Estrutura Modular e Funcionalidades Sustentáveis
Apesar do espaço compacto, a mini casa possui funcionalidades que permitem adaptá-la para escritório, casa de férias ou estúdio de trabalho.
Bem como, a estrutura é mobiliada com peças sustentáveis e de segunda mão, maximizando o uso de materiais recicláveis e reduzindo o impacto ambiental.
Novo Uso para Material Reciclável
Em suma, estima-se que mais de 10 mil nacelles do modelo Vestas V80 2MW estarão disponíveis para descomissionamento nos próximos anos, criando oportunidades para aproveitamento sustentável de suas estruturas. “Esse projeto é um desafio e uma oportunidade para transformar turbinas desativadas em moradias”, afirmou Jos de Krieger, parceiro do Superuse e Blade-Made.
Outras Inovações com Turbinas
Outrossim, outros projetos na exposição incluem plataformas flutuantes feitas de pás de turbina, desenvolvidas em parceria com Cepezed, e visualizações de dados sobre descomissionamento, criadas com Interactivist. Já o projeto Vision 2050, com a Studio Carbon, propõe soluções futuras para o reaproveitamento circular de turbinas.
Avanços na Reciclagem de Turbinas
Com vida útil de 20 a 30 anos, turbinas eólicas geram resíduos de materiais mistos, especialmente das pás. Além do que, empresas e cientistas buscam desenvolver resinas e materiais recicláveis que facilitem esse processo, tornando-o mais viável economicamente.
Por fim, com essas soluções, a Vattenfall e outras empresas do setor evitam que materiais das turbinas sejam descartados, promovendo a sustentabilidade. Outro exemplo é a Stora Enso, que, em colaboração com Voodin Blade Technology, desenvolve pás de madeira que podem ser reutilizadas ao final de seu ciclo.
Fonte: Vattenfall
Foto: Divulgação/Vattenfall