Produção de SAF fica 50% mais barata com tecnologia da Universal Fuel

Universal Fuel arrecada US$ 3 milhões para expandir sua tecnologia Flexiforming, que promete reduzir o custo do SAF pela metade e aumentar a eficiência na produção.

A Universal Fuel Technologies (Unifuel), empresa sediada na Califórnia, anunciou a captação de US$ 3 milhões para impulsionar o desenvolvimento de sua tecnologia inovadora, Flexiforming. A empresa pretende usar os recursos para avançar seus projetos e construir um laboratório no Texas, focado na produção de combustível de aviação sustentável (SAF).

O SAF é considerado uma solução chave para reduzir as emissões do setor aéreo. Já que pode cortar até 85% das emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais. No entanto, a produção de SAF enfrenta desafios como altos custos e a baixa oferta no mercado global. A qual atualmente representa menos de 0,1% do total de combustível de aviação.

Nesse sentido, a tecnologia Flexiforming da Universal Fuel se destaca por resolver uma dessas barreiras. Oferecendo uma forma de transformar subprodutos de baixo valor, como nafta renovável e gás liquefeito de petróleo (GLP), em SAF de alta qualidade. Isso aumenta as oportunidades de monetização para os produtores de SAF, além de maximizar o uso de matérias-primas limitadas, permitindo uma produção em maior escala.

Flexiforming transforma subprodutos de baixo valor em SAF de alta qualidade

Segundo a empresa, o processo Flexiforming pode reduzir os custos de produção de SAF em até 50%. E diminuir as emissões de carbono relacionadas à fabricação em até 75%. Essa tecnologia também permite a conversão de diversas matérias-primas sustentáveis, como etanol, metanol e nafta renovável, em combustíveis de alta qualidade. Viabilizando um caminho mais econômico para a produção de SAF.

Nesse sentido, Alexei Beltyukov, CEO da Universal Fuel, afirmou que a tecnologia pode oferecer aos produtores de SAF a flexibilidade de escalar sua produção a taxas adequadas. Ao mesmo tempo em que garante a qualidade necessária para o desempenho de aeronaves.

Investimentos, Redução de custos e aumento da produção de SAF

A rodada de investimento foi liderada pela TO VC, com participação de Alchemist Accelerator, Claire Technologies e World Star Aviation. Joshua Phitoussi, sócio da TO VC, destacou que a Flexiforming resolve problemas de limitações de matéria-prima e custos. Oferecendo uma solução escalável para a produção de SAF.

A tecnologia Flexiforming promete revolucionar o mercado de SAF ao cortar pela metade os custos de produção e ampliar a oferta disponível. Ao otimizar o uso de matérias-primas limitadas e converter subprodutos em SAF, a Universal Fuel se posiciona como líder na transição para uma aviação mais sustentável.

Fonte: ESG Today