Reino Unido lança força tarefa Jet Zero para descarbonizar aviação

Governo do Reino Unido reforça esforços para descarbonizar aviação, as prioridades incluem SAF, CORSIA e eficiência operacional

Recentemente, o governo do Reino Unido anunciou uma nova fase em seus esforços de descarbonização da aviação com a reformulação do Conselho Jet Zero como a Jet Zero Taskforce.

Dessa maneira, a iniciativa visa atingir a meta de emissões líquidas zero no setor até 2050. Concentrando-se no desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), sistemas de aviação mais eficientes e redução de gases de efeito estufa.

Bem como, a Secretária de Transporte liderará reuniões anuais de alto nível com CEOs de empresas aéreas, aeroportos, produtores de combustível e universidades.

“Colaboração é essencial para alcançarmos nossas metas climáticas no setor aéreo”, afirmou Tim Alderslade, CEO da Airlines UK.

Reino Unido e Jet Zero – Novo mandato de SAF entra em vigor em janeiro de 2025

Primordialmente, o novo mandato do Reino Unido para combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) estabelece que 2% do combustível usado na aviação deverá ser SAF a partir de 2025, aumentando para 22% em 2040.

Nesse sentido, a política inclui um mecanismo de certificados comercializáveis para incentivar o uso de combustíveis mais limpos. Ademais, o governo planeja introduzir garantias de receita até o final de 2026 para atrair investimentos no setor.

“A obrigatoriedade do SAF é um marco importante”, disse Holly Boyd-Boland, vice-presidente da Virgin Atlantic. “Estamos transformando a ambição em ação concreta.”

Além disso, o governo investirá £450.000 para apoiar países em desenvolvimento na formulação de políticas e acesso a financiamentos para SAF, com foco em emissões globais.

Reino Unido lança consulta pública sobre CORSIA em andamento

O governo também abriu uma consulta pública sobre a implementação do CORSIA, o esquema global de compensação de carbono da ICAO. O objetivo é alinhar o CORSIA ao Esquema de Comércio de Emissões do Reino Unido (ETS), minimizando custos para passageiros e evitando a dupla cobrança de rotas entre o Reino Unido e a Europa.

“Estamos empenhados em garantir que a descarbonização não prejudique aqueles que dependem do transporte aéreo”, declarou Mike Kane, Ministro da Aviação.

O Reino Unido já capacitou 11 países na África e outras regiões para participar do CORSIA. A segunda fase da implementação abordará o cálculo de compensações e a regulamentação de créditos de emissões, com penalidades rigorosas para não conformidade.

Avanços e colaboração internacional

Durante a visita do Secretário-Geral da ICAO, Juan Carlos Salazar, o governo britânico firmou um memorando de entendimento para expandir a cooperação internacional na aviação sustentável. “O Reino Unido está na vanguarda dos esforços globais contra as mudanças climáticas”, destacou Kane.

Fonte:
Green Air News