O Brasil é um país que possui uma grande diversidade de fontes de energias verdes. E isso tem feito com que o país se destaque cada vez mais no mercado de energias limpas. O país possui um grande potencial para a geração de energia solar, eólica e hidráulica, o que o torna um grande produtor de Energia Verde. Neste artigo, iremos abordar as principais energias renováveis do território brasileiro.
Compreendendo as Energias Verdes: Hídrica, Eólica e Solar
Em primeiro lugar, a energia hidráulica ou energia hídrica é responsável por grande parte da produção de energia elétrica do país. Isso ocorre devido à grande quantidade de rios e quedas d’água existentes no território brasileiro. Além disso, a energia hidráulica é uma fonte de energia verde, o que a torna ainda mais atrativa.
Em conformidade, a energia eólica tem ganhado espaço no Brasil. Isso se deve ao fato de o país possuir uma extensa costa litorânea. O que favorece a presença de ventos constantes e fortes em diversas regiões. Nesse sentido, considera-se a energia eólica uma fonte de energia sustentável, pois não emite gases poluentes na sua geração.
Por fim, a energia solar também tem sido cada vez mais utilizada no Brasil. A grande quantidade de sol em todo o território brasileiro favorece a produção de energia solar. Tornando-a ideal para uso em diversas regiões do país.
O Ministério de Minas Energia (MME) é um dos protagonistas mundiais deste tema e é o principal responsável pela Política Nacional de Transição Energética. Que poderá levar o Brasil para outro nível mundial em fontes renováveis de energia. Hoje, o país já utiliza 48% de energia renovável, acima da média mundial que é de 15%. Contudo, ainda tem grande potencial de recursos hídricos, solar e eólico para ser explorado de forma estável e eficiente para o sistema.
Biocombustíveis – Entenda o potencial do Brasil
O Brasil possui um grande potencial para contribuir com o desenvolvimento de biocombustíveis e hidrogênio verde. O país já é um dos maiores produtores de biocombustíveis do mundo, com destaque para o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar.
No entanto, o Brasil pode e deve investir ainda mais nessa área, utilizando novas tecnologias para a produção de biocombustíveis a partir de outras fontes, como biomassa e resíduos agrícolas e florestais. Além disso, o país pode buscar novas parcerias internacionais para a produção e exportação de biocombustíveis. Contribuindo assim para a redução das emissões de gases poluentes no mundo.
Hidrogênio Verde – Uma oportunidade para matriz energética brasileira
O hidrogênio verde também pode ser uma importante fonte de energia renovável para o Brasil. O país já possui uma matriz energética diversificada, com destaque para a energia hidráulica e eólica. As quais podemos utilizar para a produção de hidrogênio verde.
Para isso, o país deve investir em novas tecnologias para a produção de hidrogênio verde, como a eletrólise de água e a produção a partir de biomassa. Outrossim, o Brasil pode buscar parcerias internacionais para a produção e exportação de hidrogênio verde. Utilizando-o como fonte de energia em diversos setores da economia mundial.
Outra forma de contribuir para o desenvolvimento de biocombustíveis e hidrogênio verde é por meio de incentivos fiscais e financeiros para empresas que investem nessa área. Dessa maneira, o governo pode criar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento de novas tecnologias e a produção de biocombustíveis e hidrogênio verde, criando assim um ambiente propício para o crescimento desse setor.
Em busca da Eficiência Energética
Há, por exemplo, uma grande oportunidade na área de eficiência energética, termo que remete à capacidade de conseguir o melhor rendimento, com menor uso de recursos e sem abdicar da qualidade. Empresas e governos devem buscar equipamentos mais eficientes, por exemplo, além de racionalizar o uso do solo e da água, acelerar a economia circular, otimizar a geração das usinas hidrelétricas, os sistemas de transmissão, etc.
Por fim, o Brasil pode investir em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de energias verdes. As universidades, centros de pesquisa em conjunto com indústria podem contribuir assim para a transição energética e para a redução das emissões de gases poluentes.
Uma resposta